Revisão e Avaliação

A qualidade e mérito científico da Coleção Os Mundos da História é garantida pelo acompanhamento permanente do seu Conselho Editorial e pela aplicação do método de revisão científica, duplamente cego e anónimo, por pares, a todos os manuscritos propostos para publicação.

As propostas apresentadas serão primeiro apreciadas pelo Conselho Editorial. Sendo aprovadas neste patamar, serão objeto de avaliação por dois especialistas em regime de avaliação cega. Caso haja necessidade, será solicitado um terceiro parecer, igualmente em revisão cega.

A Coleção é dirigida, por inerência, pelo/a Coordenador/a Científico/a do CHSC, e tem um/a Editor/a que coordena um Conselho Editorial composto por doze especialistas nacionais e internacionais em História Medieval, Moderna e Contemporânea. Este integra historiadores/as de diversas proveniências historiográficas. A revisão científica por pares será realizada, em cada uma das propostas de publicação, por dois especialistas que se considerem ser os mais adequados e conhecedores para avaliar e emitir os respetivos pareceres. Um manuscrito submetido a esta coleção passará pelo primeiro escrutínio do Conselho Editorial e só depois será sujeito à revisão científica por pares.

Este processo cuidado e rigoroso garantirá à Coleção, e a cada uma das obras nela publicadas, o reconhecimento da sua qualidade e mérito científico, no âmbito de produção historiográfica nacional e internacional.